Saltar para os conteúdos

Viver

O Município de Ponte de Sor criou, em 2023, um projeto piloto de compostagem doméstica, nas localidades de Foros de Arrão, Galveias, Longomel e Vale de Açor.

A compostagem é um processo biológico de reciclagem de biorresíduos, que resulta na produção de um fertilizante natural, designado por composto. Esta é a forma mais simples de valorizar os resíduos orgânicos, evitando a sua deposição em aterros sanitários.

Na compostagem doméstica, a valorização dos biorresíduos é efetuada pelo próprio produtor. Para o efeito, o Município disponibiliza, gratuitamente, um kit de compostagem, que inclui um compostor de jardim de 330L, um arejador, um termómetro e um guia prático de compostagem doméstica.

Se, na sua casa, tem um pequeno espaço exterior livre, a compostagem doméstica será para si uma tarefa fácil. Basta juntar os restos de preparação dos alimentos e dos resíduos provenientes das manutenções de jardins e hortas e coloca-los nos compostor.

Para participar no projeto e receber o seu kit de compostagem, basta preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la no Município de Ponte de Sor, na sua Junta de Freguesia ou por e-mail para ambiente@cm-pontedesor.pt.

Saiba mais:

Normas de Participação

Anexo I – Ficha de Inscrição

Anexo II – Declaração de Aceitação

Anexo III – Declaração de Devolução