Saltar para os conteúdos

Viver

desporto

Este é um projeto de capacitação e combate ao absentismo, abandono e insucesso escolas de crianças e jovens em risco e é desenvolvido pela Fundação Benfica em parceira com o Município. Tem como objetivos:
1. Melhorar a assiduidade, comportamento e resultados escolares nas suas dimensões de género e exclusão social;
2. Melhorar o sucesso escolar nas suas dimensões de género e exclusão social;
3. Desenvolver atividades físicas, desportivas, lúdicas e de ar livre ao nível das modalidades mais adequadas ao trabalho individual e coletivo necessário a cada beneficiário,
desenvolvendo as suas competências pessoais e sociais, ao nível individual e relacional de forma a reforçar as dimensões “Saber Ser” e “Saber Estar” e a reforçar as condições de base para o “Saber”.
4. Desenvolver atividades lúdico-pedagógicas, numa lógica de projeto, que desenvolvam competências básicas de forma a contribuir para a melhoria das suas condições de aprendizagem e promovendo, uma vez mais, as dimensões “Saber”, “Saber Ser” e “Saber Estar”.
5. Capacitar as crianças e jovens tornando-os atores principais da sua tomada de consciência de comportamentos, atitudes e sucessos, insucessos e consequências sociais e pessoais dos seus atos. Designadamente, envolvendo-os de modo decisivo na interação e informação entre os diferentes atores do projeto e pelas atitudes e decisões que tomam em função das suas escolhas e consequências.
6. Promover a prevenção e adoção pelas crianças e jovens de estilos de vida saudável, em particular o reforço da atividade física e de uma alimentação saudável, criando condições para o sucesso educativo e a mobilidade social na vida adulta.
7. Promover a prática desportiva e facilitar o empreendimento pelas crianças, jovens e famílias, de percursos de formação e afirmação desportiva nas diferentes modalidades do Clube, abrindo espaços à identificação e promoção de talentos individuais no Universo Benfica, em função do mérito, potencial e empenho individual.