Saltar para os conteúdos

Viver

Centro de Interpretativo de Molinologia – Foros de Arrão


Requalificação da Zona Ribeirinha Norte/Ribeira de Longomel – Ponte de Sor – Hortas da Foz

A presente obra, insere-se num terreno com área total de 53.524,42 m2, propriedade do município de Ponte de Sor e visa a requalificação da zona verde existente ao longo da Ribeira de Longomel, que desagua na Ribeira do Sor, e que dá continuidade à já consolidada Zona Ribeirinha de Ponte de Sor. 

Prevê a promoção do enquadramento paisagístico e a valorização ambiental da zona adjacente à Ribeira do Longomel, através da criação de locais de estada e lazer, da criação de percursos pedonais acessíveis a todos e da introdução de equipamento de apoio.

Esta intervenção pretende aglutinar a área já consolidada, denominada de Zona Ribeirinha de Ponte de Sor, situada no Plano de Pormenor da Margem Direita da Ribeira do Sor, com as margens da Ribeira de Longomel, precisamente no ponto onde ambas de encontram.


Requalificação da Casa do Povo de Ponte de Sor

A área de intervenção onde se situa a antiga Casa do Povo de Ponte de Sor, está integrada num espaço com aproximadamente 3000m2, junto ao palácio da justiça num eixo central da cidade. 

As intenções passam por desenhar um jardim, mantendo a memória do espaço naquilo que foi o edifício e a piscina existente, transformando-os de modo a que se adaptem a novas necessidades.

O edifício – um palco no jardim

A piscina – um lago 

A envolvente – o jardim

Será então criado o Jardim da Casa do Povo. Um novo espaço de estar, de lazer, de fruição, preparado para poder receber eventos ao ar livre. Nesta área da cidade que se encontra muito povoada de construção, a quase totalidade do edificado existente será demolida. Esta decisão teve também por base a extrema degradação estrutural em que se encontra o edifício. Contudo, o elemento de maior identidade da construção será preservado: a cobertura da nave central. É nesta nave central que o imaginário coletivo deposita a maioria das suas recordações, onde se realizavam os encontros e festas da vila e posteriormente cidade de Ponte de Sor.

Assim, nesse espaço nuclear teremos um terreiro parcialmente coberto pela nave central da antiga Casa do Povo, onde podem ocorrer eventos de pequena escala como concertos, festas, feiras, exposições, mas também um espaço para uso no dia-a-dia por parte dos residentes, enquanto espaço de esplanada, de sombra e outras ocupações informais. Depois, será criado um jardim, sensivelmente no mesmo lugar do campo de jogos e um parque infantil rebaixado no lugar da antiga piscina. A rua contígua ao Tribunal passa a ser exclusivamente pedonal, com acesso pontual de cargas e descargas de apoio ao terreiro da Casa do Povo e ao Tribunal. Teremos ainda espaço para uma pequena cafetaria com esplanada e um pequeno armazém para guardar o equipamento e mobiliário de apoio aos eventos. Pretende-se equipar o parque com uma biblioteca de jardim. Toda a vegetação a implantar está pensada para contribuir para a união do todo o conjunto e para o conforto bioclimático do lugar, que se pretende fresco e frondoso.

            .