Av.ª da Liberdade, n.º5
Telefone: 242 965135
Email: geral@forosdearrao.pt
Site: www.forosdearrao.pt

Presidente – José Manuel Rebocho Esporeta (PS)
Secretária – Sandra Isabel Silvério Dias (PS)
Tesoureiro – Manuel Maria de Jesus Tomé (PS)

Assembleia de Freguesia

Presidente: Teresa Isabel Garcia Francisco (PS)
Membros:
Fernando da Silva Flores (CDU/PCP-PEV)
Joaquim Miguel Duarte Marques (PS)
João Paulo Mendes Lopes (CDU/PCP-PEV)

Laura Sofia Prates Vaz (PS)
Lígia Nunes Neves Esteves (CDU/PCP-PEV)
Diogo Filipe Fontes Pedro (PS)

História

Foros de Arrão é uma pequena aldeia localizada no extremo ocidental do distrito de Portalegre, na fronteira com o de Santarém, distando cerca de 18 km de Montargil e 32 km da sede de concelho, Ponte de Sor.

A freguesia de Foros de Arrão foi criada no concelho de Ponte de Sor pela Lei n.º 46/84, de 31 de dezembro, autonomizando-se da freguesia de Montargil.

Ao que tudo indica, a sua origem remonta a 1912 e à terra conhecida por “Herdade do Arrão”, cujo proprietário, Pedro Aleixó Falcão, a decidiu aforar, dividindo-a em foros ou talhões, distribuídos por várias famílias. O topónimo provém, pois, dessa divisão da “Herdade do Arrão” em foros. Os primeiros foreiros vieram sobretudo de Chamusca, Mação e Abrantes.

Digna de registo na história desta aldeia é também a construção, nos anos de 1932-1933, de um moinho de vento, motivada pela inexistência de cursos de água que fornecessem a energia motora para a moagem dos cereais cultivados. A sua atividade cessou devido à falta de vento causada pela plantação de pinhais nas proximidades e o moinho, que esteve em ruínas durante décadas, encontra-se atualmente a ser recuperado pelo Município de Ponte de Sor.

Bibliografia:
Ana Isabel Coelho Silva (Historiadora), abril 2014

POPULAÇÃO:
919 habitantes / INE /CENSOS 2011 Resultados Definitivos

ACTIVIDADES ECONÓMICAS:
Silvicultura, Agricultura e pequeno comércio.

FESTIVIDADES:
Festejos Populares de Verão em honra da Nossa Sr.ª da Paz.

FEIRAS:
Mercado mensal – 3º Domingo de cada mês.

ARTESANATO:
Trabalhos em têxtil, madeiras, metais e telas.

GASTRONOMIA:
Lebre com feijão branco, ensopado de borrego, enchidos, túbaras com ovos, migas de espargos, cogumelos, guisados com carne de alguidar, achigã assado na brasa, produtos de caça e serrabulho.