A Escola de Música da Câmara Municipal de Ponte de Sor é uma escola não oficial, gratuita, que tem por finalidade ensinar música a jovens entre os 6 e os 16 anos, a fim de virem a integrar a Orquestra Ligeira.

Os interessados deverão dirigir-se às instalações da Escola de Música, sita na Av. da Liberdade (junto ao Jardim-Escola João de Deus), sendo necessária a apresentação do Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão) bem como de uma fotografia.

As aulas serão efectuadas duas vezes por semana, de acordo com os tempos livres dos alunos. Consistirão na aprendizagem de solfejo, teoria musical e um instrumento disponibilizado pela própria escola e distribuído em função das necessidades da Orquestra.

Os instrumentos que integram a Orquestra são os seguintes:
Trompete, trombone, saxofone (alto, tenor e barítono), clarinete, flauta, viola (baixo e ritmo) teclado, bateria e percussão.

ORQUESTRA LIGEIRA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE SOR

Criada em 1981, a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor tem percorrido, ao longo dos 39 anos de existência, o país de norte a sul, tendo também efetuado atuações no estrangeiro.

Atuou em programas de televisão, nomeadamente no “Bom Dia Domingo”, “Jazz é Comigo”, por duas vezes no “1.2.3.”, e na “Praça da Alegria”.

Em Julho de 1985 gravou um LP.

Em Maio de 1987 deslocou-se a Paris onde atuou numa das maiores salas de espetáculos da Europa, o “Zenith”.

Em maio de 1995 deslocou-se à Suíça, tendo efetuado dois concertos, em “Sarnen” e “Baar”, para comunidades portuguesas.

Em Junho de 1997 deslocou-se ao Canadá onde atuou na “Casa do Alentejo”, em Toronto, durante a semana cultural das comunidades portuguesas, denominada “Caravan 97”, tendo conquistado o 1º. lugar entre as 32 comunidades existentes.

Em dezembro de 1996 gravou um CD.

Em outubro de 2000 é convidada para se deslocar de novo a Toronto para mais uma semana cultural na “Casa do Alentejo”.

Em agosto de 2003 deslocou-se a Aiud, Roménia, onde participou num espetáculo de geminação desta cidade com Ponte de Sor.

Em março de 2005, a Orquestra efetuou um mini concerto para Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, aquando da sua visita a Ponte de Sor, bem como, em maio de 2007, para a Senhora Ministra da Educação, Drª. Maria de Lurdes Rodrigues.

Em abril de 2010 participou, como suporte musical, na peça de teatro a “Maluquinha de Arroios”, encenada pela atriz Maria João Luís.
Em novembro de 2010, a convite do Festival 7 Sois 7 Luas, deslocou-se a Cabo Verde, onde efetuou 4 concertos em Ribeira Grande, na Ilha de Santo Antão.

Em agosto de 2013, também a convite do Festival 7 Sois 7 Luas, deslocou-se a Montefrio, Espanha.

Em abril de 2014 participou, mais uma vez, numa peça de teatro, “A Dama do Maxim”, com a companhia de teatro “Teatro da Terra”, da atriz Maria João Luís.

Já passaram pela Orquestra cerca de 135 executantes. O seu fundador e, durante 31 anos, dirigente e professor, Maestro Luís Bonito, foi substituído, após o seu falecimento em outubro de 2012, pelo Maestro Pedro Pereira, coadjuvado por Ricardo Miguel, professor e pianista da Orquestra. Com 693 atuações, esta Orquestra é formada por 32 executantes de ambos os sexos, na sua maioria jovens, que ocupam os seus tempos livres na aprendizagem e divulgação da música, contribuindo assim, para o engrandecimento cultural da sua cidade, que é Ponte de Sor.

A Orquestra Ligeira está disponível para actuar em qualquer ponto do país. Os interessados deverão contactar a Câmara Municipal de Ponte de Sor, por escrito, a fim de contratar a Orquestra para a data pretendida.

A Orquestra actua gratuitamente, ficando a entidade requerente responsável pelo transporte e pela alimentação dos seus executantes.

Qualquer esclarecimento pode ser solicitado através dos seguintes contactos:

Câmara Municipal de Ponte de Sor
Campo da Restauração
7400-223 Ponte de Sor
Telefone: 242 291 580 – Ext. 113 (Sector de Educação, Desporto e Cultura) ou 403 (Escola de Música)
e-mail: geral@cm-pontedesor.pt