Edifício mandado construir pelo proprietário e benemérito local José Nogueira Vaz Monteiro, que destinou o seu rendimento à Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor. Foi inaugurado a 16 de Fevereiro de 1936, com uma conhecida comédia do dramaturgo D. João da Câmara, intitulada «Os Velhos», representada pela Companhia Rey Colaço – Robles Monteiro, do Teatro Nacional D. Maria II.

Trata-se de um edifício integrado na arquitetura de cineteatros do Estado Novo, de boas proporções, com três pisos. Antes da existência deste espaço, as companhias teatrais que visitavam Ponte de Sor atuavam no velho teatro da Praça, situado no lugar onde se encontra hoje o Mercado Municipal, num antigo palheiro adaptado. Depois de alguns anos desativado, o Teatro-Cinema de Ponte de Sor foi adquirido pela Câmara Municipal em 1992, sofrendo obras de reabilitação e readquirindo as suas funções originais. Assim, atualmente são aqui exibidas as últimas novidades cinematográficas internacionais, intercaladas periodicamente com diversas representações teatrais.