Com a suspensão das atividades letivas o Município de Ponte de Sor, em articulação com o Agrupamento de Escolas, tomou várias medidas para reforçar e preservar o papel social que a escola desenvolve na nossa comunidade.

O momento é de urgência no combate à pandemia mas também de assegurar que a pandemia não destrói a igualdade de oportunidades entre todos os alunos da nossa comunidade educativa.

Assim, iniciaram-se as seguintes medidas :

– Escolas de Acolhimento, na sede de concelho e descentralizadas em função das necessidades, para os filhos dos profissionais dos serviços essenciais:

• Ponte de Sor – Escola Básica João Pedro de Andrade;
  • Foros de Arrão – Escola Básica;
  • Montargil – Escola Básica n.º1;
  • Vale de Açor – Escola Básica de Vale de Açor (a partir de 1 de fevereiro).

– Refeições Take Away para os alunos beneficiários da ação social escolar;

• Ponte de Sor – Escola João Pedro de Andrade
  • Escola Básica N.º1  Montargil
  • Escola Básica de Foros de Arrão
  • Escola Básica de Tramaga
  • Escola Básica de Vale de Açor

Poderão ser servidas refeições noutras localidades mediante inscrição, junto do respetivo professor/diretor de turma.

Cada aluno(a) receberá notificação do local de entrega e horário.

– Organização de um eventual  Ensino à Distância. Disponibilização de material informático a todos os alunos que dele necessitem, como computadores, pen de internet ou a disponibilização da Linha de Apoio ao Ensino à Distância, quando e se vier a ser necessário.

– Acesso à Plataforma Mais Sucesso Escolar, com o envio das senhas de acesso para alunos, encarregados de educação e professores da Educação Pré-Escolar e 1º CEB. Esta plataforma desenvolvida pelo Município é uma ferramenta lúdica e pedagógica a ser utilizada neste interrupção letiva mas também depois desta, promovendo conhecimentos, competências e valores dos nossos alunos.

– Disponibilização de conteúdos lúdicos e desafios através do Canal Educativo KiitosTV

– Linhas de Apoio Psicossocial:

• Linha de Apoio ao Munícipe, 242291585, que informa, esclarece e orienta necessidades relacionadas com a adaptação à mudança e ao contexto de isolamento/quarentena, gestão emocional e comportamental, apoio, encaminhamento e articulação de respostas com os serviços disponíveis na comunidade e combate a situações de isolamento e solidão.
  • Linha de Apoio às Famílias, 242291586, que esclarece  dúvidas e partilha estratégias relacionadas com a parentalidade / educação em contexto de isolamento/quarentena.

Continuaremos a articular, com o Agrupamento de Escolas, todas as respostas que se revelem necessárias e urgentes para amortecer os impactos da pandemia e estaremos preparados para assegurar condições de aprendizagem e apoio em qualquer cenário futuro que se venha a determinar.

Cumpra com o confinamento e com todas as medidas sanitárias. Proteja-se e proteja os seus.

Suspensões das Atividades Letivas – Apoios Municipais