Saltar para os conte√ļdos

Viver

ūüé• Surtos de Covid-19 nos lares do concelho

Caros mun√≠cipes, independentemente do tremendo esfor√ßo de muitos, o concelho de Ponte de Sor atravessa hoje uma situa√ß√£o muito grave, muito dif√≠cil e por isso muito preocupante.

Reconhecemos o enorme esfor√ßo da comunidade, que lutou muito, incluindo todas as institui√ß√Ķes e entidades respons√°veis, para que nunca cheg√°ssemos a este ponto. Mas infelizmente, apesar dos esfor√ßos, estamos a viver uma guerra sem tr√©guas e este √© o momento mais cr√≠tico de sempre.

Informamos que se encontram ativos surtos de SARS-COV-2 em algumas estruturas residenciais para idosos do concelho de Ponte de Sor. Estas institui√ß√Ķes encontram-se a providenciar as devidas medidas para dar as melhores condi√ß√Ķes aos seus utentes. O munic√≠pio, a prote√ß√£o civil municipal e as entidades de sa√ļde est√£o a acompanhar os casos, empregando todos os recursos necess√°rios para ultrapassar o mais rapidamente poss√≠vel esta situa√ß√£o. Como s√£o o exemplo dos mais de 700 testes j√° realizados e que permitiram a identifica√ß√£o, numa fase inicial, de mais de uma centena de casos.

Infelizmente n√£o se tratam de casos isolados a n√≠vel nacional. Como sabemos, em todo o pa√≠s t√™m ocorrido situa√ß√Ķes desta natureza. N√£o adianta, nesta fase dif√≠cil das nossas vidas, dispersar energias na condena√ß√£o dos hipot√©ticos incumpridores. √Č tempo de uni√£o, de solidariedade, de esperan√ßa e de muito trabalho.

Como tem sido nosso apan√°gio, primamos pela profus√£o da verdade, por mais dura que seja, nunca fugindo √†s nossas responsabilidades. Muitas vezes fomos para al√©m de compet√™ncias atribu√≠das para lutar contra este inimigo comum. Continuamos dispon√≠veis para o fazer e a todo o momento procuramos empenhadamente novas formas de luta contra esta pandemia.

A vacinação nas estruturas residências para idosos já se iniciou no concelho e esse sinal de esperança deve ser assinalado e enaltecido. Mas nesta longa maratona, o caminho para a meta é incerto e sinuoso e vai colocar-nos à prova a todos. Ninguém está fora desta luta, todos somos chamados à batalha.

Um agradecimento √†s IPSS, suas dire√ß√Ķes e funcion√°rios, √† ULSNA, a todo o sistema de sa√ļde p√ļblica e trabalhadores da linha da frente, Prote√ß√£o Civil Municipal, Bombeiros, Juntas de Freguesia do concelho, Seguran√ßa Social, Estabelecimentos de Ensino, Cruz Vermelha, GNR, IEFP, empresas privadas, funcion√°rios municipais, associa√ß√Ķes, volunt√°rios, todos os que abnegadamente t√™m contribu√≠do para esta luta.

Quero tamb√©m desejar r√°pidas melhoras aos utentes e funcion√°rios destas institui√ß√Ķes e uma palavra de esperan√ßa e conforto aos seus familiares.

Neste esp√≠rito de comprometimento para com todos os nossos mun√≠cipes, de verdadeira solidariedade e altru√≠smo, solicitamos a todos que cumpram com o que hoje vos √© exigido e que √© t√£o pouco: ficar em casa, sempre que poss√≠vel.

O Presidente da C√Ęmara Municipal de Ponte de Sor
Hugo Pereira Hil√°rio