? Surtos de Covid-19 nos lares do concelho

Caros munícipes, independentemente do tremendo esforço de muitos, o concelho de Ponte de Sor atravessa hoje uma situação muito grave, muito difícil e por isso muito preocupante.

Reconhecemos o enorme esforço da comunidade, que lutou muito, incluindo todas as instituições e entidades responsáveis, para que nunca chegássemos a este ponto. Mas infelizmente, apesar dos esforços, estamos a viver uma guerra sem tréguas e este é o momento mais crítico de sempre.

Informamos que se encontram ativos surtos de SARS-COV-2 em algumas estruturas residenciais para idosos do concelho de Ponte de Sor. Estas instituições encontram-se a providenciar as devidas medidas para dar as melhores condições aos seus utentes. O município, a proteção civil municipal e as entidades de saúde estão a acompanhar os casos, empregando todos os recursos necessários para ultrapassar o mais rapidamente possível esta situação. Como são o exemplo dos mais de 700 testes já realizados e que permitiram a identificação, numa fase inicial, de mais de uma centena de casos.

Infelizmente não se tratam de casos isolados a nível nacional. Como sabemos, em todo o país têm ocorrido situações desta natureza. Não adianta, nesta fase difícil das nossas vidas, dispersar energias na condenação dos hipotéticos incumpridores. É tempo de união, de solidariedade, de esperança e de muito trabalho.

Como tem sido nosso apanágio, primamos pela profusão da verdade, por mais dura que seja, nunca fugindo às nossas responsabilidades. Muitas vezes fomos para além de competências atribuídas para lutar contra este inimigo comum. Continuamos disponíveis para o fazer e a todo o momento procuramos empenhadamente novas formas de luta contra esta pandemia.

A vacinação nas estruturas residências para idosos já se iniciou no concelho e esse sinal de esperança deve ser assinalado e enaltecido. Mas nesta longa maratona, o caminho para a meta é incerto e sinuoso e vai colocar-nos à prova a todos. Ninguém está fora desta luta, todos somos chamados à batalha.

Um agradecimento às IPSS, suas direções e funcionários, à ULSNA, a todo o sistema de saúde pública e trabalhadores da linha da frente, Proteção Civil Municipal, Bombeiros, Juntas de Freguesia do concelho, Segurança Social, Estabelecimentos de Ensino, Cruz Vermelha, GNR, IEFP, empresas privadas, funcionários municipais, associações, voluntários, todos os que abnegadamente têm contribuído para esta luta.

Quero também desejar rápidas melhoras aos utentes e funcionários destas instituições e uma palavra de esperança e conforto aos seus familiares.

Neste espírito de comprometimento para com todos os nossos munícipes, de verdadeira solidariedade e altruísmo, solicitamos a todos que cumpram com o que hoje vos é exigido e que é tão pouco: ficar em casa, sempre que possível.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor
Hugo Pereira Hilário