Edifício datado de 1886, albergou, para além dos serviços do Município, o Tribunal da Comarca e a Cadeia de Ponte de Sor. Construído em alvenaria, foram responsáveis pela obra António Maria Carvalho (pedreiro) e José Ferreira Pimenta (carpinteiro).

O edifício foi intervencionado logo em 1894, tendo sido aumentado, e já mais recentemente sofreu pequenas obras de adaptação a novos serviços e de manutenção, que não provocaram alterações significativas. Funcionou até 1986 como sede dos Paços do Concelho; a partir de 1991 e até 2009, acolheu a Biblioteca Municipal. Trata-se de um edifício de planta retangular, com dois pisos e de dimensões consideráveis. Construído segundo estilo dos finais do século XIX, revela uma boa qualidade arquitetónica. Proporções consideráveis, muitas aberturas e o gradeamento ao nível do telhado conferem-lhe grande sobriedade. No interior, é de salientar o salão nobre, com um teto em gesso profusamente trabalhado, onde sobressaem as armas da cidade.