A ocupação humana do território da atual freguesia de Montargil remonta à Pré-História, mantendo-se ininterruptamente até ao período romano. Após um despovoamento que atravessa toda a Idade Média, a partir do século XIV desenvolve-se na povoação de Montargil uma pequena comunidade dotada de uma vida social própria, que perdura até à atualidade.

Em 1332, o concelho de Montargil, que se terá constituído a partir do desmembramento do de Santarém, encontrava-se já instituído, e, desde 1542, no reinado de D. João III, a vila passou a poder eleger os seus juízes e oficiais, ter bandeira, selo e levantar pelourinho.

A Barragem de Montargil, com grande importância nas atividades económicas e de lazer da região, inaugurada oficialmente em Maio de 1959, é, a par da riqueza cultural e gastronómica da freguesia, a principal atração turística de Montargil.