Foros do Arrão
Foros de Arrão é uma pequena aldeia localizada no extremo ocidental do distrito de Portalegre, na fronteira com o de Santarém, distando cerca de 18 km de Montargil e 32 km da sede de concelho, Ponte de Sor.
A freguesia de Foros de Arrão foi criada no concelho de Ponte de Sor pela Lei n.º 46/84, de 31 de dezembro, autonomizando-se da freguesia de Montargil.
Ao que tudo indica, a sua origem remonta a 1912 e à terra conhecida por “Herdade do Arrão”, cujo proprietário, Pedro Aleixó Falcão, a decidiu aforar, dividindo-a em foros ou talhões, distribuídos por várias famílias. O topónimo provém, pois, dessa divisão da “Herdade do Arrão” em foros. Os primeiros foreiros vieram sobretudo de Chamusca, Mação e Abrantes.
Digna de registo na história desta aldeia é também a construção, nos anos de 1932-1933, de um moinho de vento, motivada pela inexistência de cursos de água que fornecessem a energia motora para a moagem dos cereais cultivados. A sua atividade cessou devido à falta de vento causada pela plantação de pinhais nas proximidades e o moinho, que esteve em ruínas durante décadas, encontra-se atualmente a ser recuperado pelo Município de Ponte de Sor.
Ana Isabel Coelho Silva (Historiadora), abril 2014