Esclarecimento – Interrupção no Fornecimento de Águas

Durante o passado fim-de-semana registaram-se graves problemas ao nível do fornecimento de água nas zonas abastecidas pela AdVT/EPAL, que provocaram a falta de água em algumas zonas de Tramaga, Água de Todo o Ano, Domingão e Pinhal do Domingão e a redução dos níveis de armazenamento nos reservatórios de Foros de Domingão, Longomel e de Cabeço do Prior. O problema foi da inteira responsabilidade da AdVT/EPAL e atingiu alguns dos concelhos vizinhos.

Assim, rejeitamos todo e qualquer comentário, que responsabilize o Município, nesse âmbito. Neste caso, a AdVT/EPAL, não conseguiu injetar água suficiente para garantir os níveis médios de armazenamento nos reservatórios. Registando-se consequentemente problemas de falta de água, roturas esporádicas e problemas pontuais de turvação.

Foi o Município de Ponte de Sor, com a prontidão dos seus Serviços Operativos, que deu o alerta e de imediato diligenciou no sentido de minimizar o impacto da falta de água proveniente do sistema AdVT/EPAL, acionando as antigas captações municipais (furos) que permitiram a rápida reposição dos níveis de armazenamento nos reservatórios.

Continuamos a aguardar esclarecimentos adicionais por parte da AdVT/EPAL relativamente ao sucedido. Até que tal aconteça manteremos ativas as nossas captações.

Certos de que a defesa de um serviço de qualidade é uma das maiores preocupações do Município, garantimos a todos os nossos munícipes e em especial aos utilizadores deste sistema, que a todo o momento, temos diligenciado junto da AdVT/EPAL, no sentido de garantir a eficácia e fiabilidade do respetivo sistema, de forma a obter um fornecimento de água não só em quantidade, mas em qualidade.

Assim, agradecendo a compreensão de todos, apesar de alheio ao sucedido, o Município lamenta o sucedido e os eventuais danos causados.