Saltar para os conteúdos

Viver

Esclarecimento  à população

ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DO POSTO DE ATENDIMENTO DA GNR EM GALVEIAS

A Câmara Municipal de Ponte de Sor, após tomar conhecimento da decisão de encerramento temporário do Posto de Atendimento da GNR em Galveias, diligenciou junto do Comando Territorial de Portalegre da GNR e do Ministério da Administração Interna mais esclarecimentos sobre os fundamentos que sustentaram esta decisão e clarificar os seus termos.

Foi-nos comunicado que o encerramento do Posto de Atendimento da Freguesia de Galveias se deve a ajustamentos decorrentes do Plano de Contingência da GNR para a COVID-19, designadamente a necessidade de reorganização dos recursos disponíveis face às obrigações acrescidas com o Estado de Emergência e o confinamento, entre eles a redução do número de efetivos e a necessidade de afetação de recursos existentes ao controlo das fronteiras terrestres e ao patrulhamento exterior.

Foi-nos clarificado, de forma expressa, e como resulta da comunicação do Ministério da Administração Interna dirigida ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, que o encerramento temporário do Posto de Atendimento da GNR em Galveias resulta única exclusivamente das razões aduzidas, replicando-se por todo o território nacional, e só se manterá enquanto produzir efeitos o Estado de Emergência, não se colocando por isso nenhum cenário de encerramento definitivo.

A Câmara Municipal de Ponte de Sor considera que o Posto de Atendimento da GNR na Freguesia de Galveias é um serviço essencial e de proximidade para as populações, fundamental para salvaguardar a sua segurança e bem-estar. Estamos por isso comprometidos com a defesa deste importante e descentralizado serviço público de Galveias, encetando todas as diligências que se revelem necessárias para defender a sua preservação. A população pode ficar serena que não admitiremos o encerramento definitivo do Posto de Atendimento da GNR em Galveias e nem é isso que está em causa.

Ponte de Sor, 10 de fevereiro de 2021