O Município

PUBLICAÇÕES

Cultura e Lazer

Newsletter

Farmácias

Ambiente

 Queimas Queimadas

 

Folheto protejaasuacasa 2017

 

RISCO  DE INCÊNDIOS FLORESTAIS - FAÇA AQUI A AVALIAÇÃO DE RISCOS

 

PROCESSIONÁRIA - DO - PINHEIRO - LAGARTA DO PINHEIRO -

 

 

 

image mini

 

 

 

 

 

 

RECOLHA DE  MONOS E VERDES

cartaz 1Tem um aparelho doméstico ou um móvel em sua casa que já não utiliza?
Fez limpeza ao seu quintal ou ao seu jardim e não sabe onde colocar as sobras de material orgânico?
Desde há vários anos que o Município de Ponte de Sor tem o programa RECOLHA SELETIVA MUNICIPAL, de recolha de monos e verdes. Sempre que necessitar, basta antecipadamente contactar os serviços camarários pelos telefones 242 291 580 ou 242 291 588.
Ajude-nos a acabar com o lixo nas nossas matas. Seja amigo do ambiente!

 

cartaz 1

 

 

 

 

 

Limpar Ponte de Sor foi um sucesso!

Decorreu sábado, dia 13 de setembro, a ação de sensibilização ambiental denominada “Limpar Ponte de Sor”. Foi uma organização do departamento de ambiente do Município de Ponte de Sor, do programa de caminhadas “Ponte-a-Pé” e da secção de atletismo do Eléctrico Futebol Clube.

Pelos trilhos por onde decorrerá o 2º Trail do Sor, no próximo dia 12 de outubro, recolheu-se lixo que, infelizmente, ainda teima em poluir a nossa floresta.
Participaram cerca de 50 voluntários, alguns funcionários e meios do município, os Bombeiros Voluntários e uma representação da Guarda Nacional Republicana de Ponte de Sor.
Foi uma manhã muito bem passada, com muito trabalho, mas ao mesmo tempo com muita alegria, boa disposição e orgulho pela ação nobre em que todos participaram.
Recolheram-se cerca de 1,5 toneladas de entulho, dois contentores com resíduos de várias origens e ainda um número considerável de pneus.
A todos os que participaram de uma forma ou de outra: Muito Obrigado! E não somos nós que agradecemos, é o ambiente.

 

IMAG4399

Clique aqui para ver as imagens

 

 

 

Ambiente nas Férias Ativas

Em 2014 realizou-se uma vez mais o projeto Férias Ativas que contou com a participação de mais de 150 crianças do nosso concelho.
Foram desenvolvidas várias atividades, desde a dança ao judo, da culinária ao yoga, entre muitas outras atividades.
Uma das novidades deste ano foi a presença forte da componente de sensibilização ambiental, tendo sido realizadas atividades que visaram relevar a importância da proteção do meio ambiente e o papel que cada um nós tem quanto à sustentabilidade ambiental, incidindo na temática da reciclagem, entre outras. Como tal, o departamento de Ambiente, nomeadamente através do papel ativo das estagiárias Mafalda Antunes e Marisa Salgueiro, proporcionou às crianças experiências bastante enriquecedoras a este nível, desde ensaios de laboratório, que permitiram a estas estar em contato com material laboratorial e ajudar na realização das mesmas, atividades de contato com a natureza e atividades didáticas, que integraram aspetos essenciais nas diversas áreas inerentes ao ambiente e às ciências da natureza.
Desta forma, quisemos que as crianças aprendessem, ficassem mais despertas para as questões ambientais e que se divertissem!

Fotos de alguns trabalhos realizados

FAtivas Ambiente 1

 

 

FAtivas Ambiente 2

Horta Pedagógica

No âmbito do Programa CLDS – Projeto "Abrir Caminhos", em parceria com o Agrupamento de Escolas Nº 1 de Ponte de Sor, a Caminhar – USEPS e a Câmara Municipal de Ponte de Sor, foi instalada na Escola Básica de Ponte de Sor, o Projeto "Horta Pedagógica". Este projeto foi desenvolvido com o intuito de estimular os alunos para as questões ambientais, através de uma aprendizagem baseada na experiência. Procura-se o despertar da consciência ecológica, bem como ajudar a desenvolver capacidades cognitivas e competências sociais várias, que permitam ao aluno praticar uma cidadania responsável. Simultaneamente enriquecer o seu conhecimento em diferentes áreas do saber, como é o caso da agricultura.
Está a ser implementado com a participação de 9 turmas da EB1 de Ponte de Sor e com alunos da turma PIEF da Escola Secundária, que têm assim a possibilidade de passar aos mais novos os seus conhecimentos sobre o assunto, os quais adquiriram, também eles, em contexto escolar.

Horta 1

 

Horta 2

Horta 3

 

Escola Secundária de Novo com Bandeira Verde

Hastear da Bandeira Eco-Escolas 256 1024x768Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Secundária de Ponte de Sor mereceu a atribuição da bandeira verde do programa Eco-Escolas.
Desde há quatro anos a esta parte que, aquando da inscrição da Escola Secundária de Ponte de Sor no Programa Eco-Escolas, esta assumiu um compromisso rigoroso e sério de promover práticas que melhorassem o seu desempenho ambiental e que, ao mesmo tempo, sensibilizassem toda a comunidade. Desta forma, foram desenvolvidas várias atividades inerentes aos temas dos resíduos, energia, água, floresta, biodiversidade, ruído, agricultura biológica entre outros.
A demonstração e o reconhecimento da boa conduta da escola, levaram a Associação Bandeira Azul da Europa, mais uma vez, a galardoar a escola com a Bandeira Verde Eco-Escolas.
Assim, no passado dia 3 de abril de 2014 foi hasteada a referida bandeira, na presença da comunidade escolar e dos membros do Conselho Eco-Escolas, do qual a Câmara Municipal é parte integrante.

Bandeira EcoEscolas

 

Ponte de Sor, cidade Limpa


Tem sido grande o investimento do Município na área do Ambiente tenho em vista a melhoria da qualidade de vida de todos.
A beneficiação das redes de abastecimento de águas e saneamento são determinantes para a melhoria das condições ambientais. Leva a uma utilização mais racional da água, a menores perdas e despoluição dos cursos de água. Foram desenvolvidas várias empreitadas desta natureza e continuam a decorrer algumas muito importantes na cidade e Concelho de Ponte de Sor.
A sensibilização ambiental é também uma aposta do Município, levando a cabo, sobretudo em articulação com as escolas e as autoridades, vários programas e iniciativas neste âmbito. Como por exemplo o programa Eco-Escolas, o Limpar Portugal, a colocação de autocolantes nos contentores de recolha de lixo doméstico, ou mais recentemente o Concurso de Árvores de Natal Recicladas.
A aposta nas energias renováveis e na redução dos consumos energéticos é também uma preocupação, como pode constatar no separador da energia.

EMBALAGENS AQUI NO com ecpontos logo

 

                               logo ee 188x188

 

 

 

 

 

 

 

- Edital de Proibição de Depósito de Objectos Domésticos e Outros nas Imediações da Estação de Transferência de Vale de Açor

 

 

 

 

Oleões em Ponte de Sor

O Município de Ponte de Sor pretendendo dar continuidade à optimização dos processos inerentes à operacionalização dos serviços de ambiente e higiene urbana do concelho, com a colaboração da empresa Valnor, iniciou a primeira fase do processo de colocação de Oleões ( recipientes de recolha de óleos alimentares usados).

Pode, a partir de agora, depositar o seu óleo doméstico usado,  devidamente acondicionado em recipiente bem fechado  (garrafa ou garrafão plástico) num dos seguintes locais:

Ponte de Sor   

  1. Avenida Marginal (junto aos Ecopontos Piscinas)           
  2. Travessa das Freiras (junto aos Ecopontos)           
  3. Avenida Garibaldino de Andrade (junto aos Ecopontos)        
  4. Largo Marquês de Pombal (junto aos Ecopontos)           
  5. Jardim do Rossio  (junto aos Ecopontos)               
  6. Rua Condes da Torre  (junto aos Ecopontos cruzamento)       
  7. Rua Dr. Manuel José Fernandes (junto aos Ecopontos estádio Multiusos)   
  8. Jardim da Avenida Liberdade (junto aos Ecopontos Rua de acesso ao Teatro-Cinema)

Montargil   

  1. Rua Luís de Camões (junto aos Ecopontos "Casa do Povo")       
  2. Rua Heróis do Ultramar (junto aos Ecopontos)

Foros de Arrão  

  1. Rua 25 de Abril (junto aos Ecopontos existentes)

Tramaga   

  1. Avenida 11 de Junho (junto aos Ecopontos Centro de Dia e Junta de Freguesia)

Longomel

  1. Rua Manuel Nunes Marques Adegas (junto aos Ecopontos)

Vale de Açor   

  1. Rua 1º de Dezembro (junto aos Ecopontos)           

Galveias   

  1. Largo de S. Pedro (junto aos Ecopontos)               

Após análise dos resultados obtidos nesta primeira fase de colocação de recipientes, a Autarquia e a Valnor irão proceder à avaliação das necessidades de reforço da quantidade de recipientes a disponibilizar a toda a população.
Ajude-nos a evitar a poluição, deposite o óleo no oleão mais perto de si, cumpra ainda com as indicações referidas no topo do recipiente.
O Ambiente agradece, Ponte de Sor também!
Seja um ECOcidadão. e coloque o óleo alimentar usado no Oleão.

 

 

 

 

Água um bem essencial

Por vezes e em situações diversas da nossa vida só valorizamos aquilo que de um momento para o outro não temos ou deixamos de ter. Isto a propósito do Dia Nacional da Água, que se comemorou a 1 de Outubro.

Água esse  bem precioso  e por vezes já escasso, que importa proteger  tendo em linha de conta a importância vital que este elemento da natureza tem nas nossas vidas, basta só pensarmos que o nosso corpo é formado por mais de 80% de água.
Aumentar cada vez mais a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável é um papel que cabe a cada um de nós, a cada dia que passa. Todos temos que ter a consciência que, atendendo aos cada vez maiores desequilíbrios ambientais, aquilo que é hoje um recurso abundante em muitas áreas pode, num curto espaço de tempo, deixar de poder ser utilizado ou pura e simplesmente deixar de existir em condições próprias.
A utilização deste recurso com parcimónia e racionalidade é um imperativo de consciência e de cidadania. Depende de cada um de nós a vivência do presente mas,  ao mesmo tempo, o assegurar do nosso futuro e daqueles que se nos seguirão. Encontra aqui algumas sugestões para a poupança de água.

 

Reciclagem: autarquia desenvolve campanha de sensibilização

O departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Ponte de Sor em parceria com a Escola Secundária  vai promover uma campanha de sensibilização da população para a separação e acondicionamento dos resíduos e lixos domésticos. O projecto aprovado em reunião de Câmara  tem como finalidade sensibilizar a comunidade de todo o concelho para a necessidade de reciclagem dos resíduos domésticos produzidos, através da divulgação das boas práticas a tomar pelos cidadãos. Um dos problemas vividos actualmente é o aumento contínuo da produção de resíduos, o que impõe a urgência de uma intervenção de fundo virada para a sua redução, reciclagem e reutilização. Neste contexto o Município irá criar um plano estratégico, consubstanciado em projectos de sensibilização dos Munícipes, intensificando a divulgação das boas práticas a tomar por cada um de nós. De acordo com o plano a elaborar pelo Município  conheça aqui os objectivos da campanha e as principais actividades que vão ser desenvolvidas.

 

Eventos

Sáb. maio 27 | 21:00 horas -
GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL.2 - FILME 3D
Dom. maio 28 | 21:00 horas -
GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL.2 - FILME 3D

Galeria Fotográfica

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

  • Fotos Antigas

    Fotos Antigas

Links úteis