Saltar para os conteúdos

Visitar

PR1 PSR

A Ribeira de Sor será o eixo principal deste percurso, emoldurado pela constante presença do sobreiro. Inicia-se no ponto mais a montante da Zona Ribeirinha. Atravessamos a ribeira pela original ponte pedonal e passamos para a margem esquerda, onde quase todo o percurso se desenvolverá. Acompanhamos o curso de água e passamos pela ponte da cidade continuando por um caminho de terra que nos leva a uma travessia da Ribeira de Vale do Bispo, também em ponte pedonal. Continuando para jusante vamos passando por zonas mais rurais, que vão aproveitando a proximidade da água, e começamos a subir a serra. Esta pequena elevação está coberta por uma floresta de sobreiros, que atravessamos até às portas da aldeia de Ervideira, no extremo sul do percurso. Descemos a serra e voltamos às margens da Ribeira de Sor, acompanhando-a agora contra-corrente. Ao longo desta vamos encontrar alguns moinhos antigos, os moinhos da Tramaga, cuja mecânica hidráulica outrora permitiu transformar o grão do cereal em farinha para a massa do pão. Neste troço natural da ribeira, o som da água corrente mistura-se com o canto das aves. Regressando à ponte sobre a Ribeira de Sor, atravessamo-la e descemos até ao aprazível Parque da Marginal, continuando à beira-rio e passando pelas diversas estruturas de lazer aqui existentes, concluindo o percurso no mesmo ponto onde o iniciámos.

Este percurso integra o projeto “Alentejo Feel Nature”. Visite inmotion.cimaa.pt/pt/percursos/ponte-de-sor

PR2 – Olhar Montargil

Sair do parque de estacionamento do Centro Cultural de Montargil em direção à Igreja de São Sebastião e descer a Rua Manuel Falcão de Sousa. Passar pelo miradouro junto à Santa Casa da Misericórdia e mais em baixo encher a vista de paisagem com a albufeira de Montargil, no miradouro panorâmico.

Após a curva, iniciar a subida à esquerda pela Rua Capitães de Abril e, ao cimo desta, fazer o pequeno desvio de visita à Capela de Santo António. Virar à esquerda pela Rua das Amoreiras, passando junto ao antigo lagar a vapor, que data de 1945. Ao atingir a Rua da Misericórdia, virar à direita em direção à Igreja Paroquial, merecendo destaque a janela de ferro forjado na sua lateral. Antes disso, fazer um pequeno desvio de ida e volta à esquerda para ver a Igreja da Misericórdia.

Seguir pela esquerda da igreja em direção ao Jardim das Afonsas, dar a volta ao Largo do Rossio e subir pela Rua 25 de Abril. Cruzar a Praça da Restauração, onde se encontra o Pelourinho, virar à direita na Rua do Comércio e no final desta seguir pela Rua Luís de Camões, onde está o ponto de partida do percurso, e passar junto ao Centro Cultural de Montargil. Passar a rotunda, seguir em frente pela Rua Dom Fernando e, na bifurcação, seguir pela esquerda na Rua Joaquim Manuel Fernandes.

Cerca de 400 metros após as últimas casas, virar à esquerda pela Rua da Serra em piso de terra batida. Subir até ao Marco Geodésico, onde se encontram várias antenas e apreciar a imensidão da paisagem, sobressaindo a povoação de Montargil e tendo como pano de fundo o grande espelho de água da albufeira. O caminho é tipicamente florestal ladeado por eucaliptos, pinheiros, azinheiras e sobreiros que marcam a paisagem. A descida ao longo do caminho marca a diferença do espaço florestal para as pequenas hortas com árvores de fruto, oliveiras e figueiras. Entrar no espaço urbano pela Rua Manuel Maria Barbosa du Bocage, na pequena placa verde virar á direita e depois à esquerda para seguir pela Avenida da Liberdade e Rua Movimento das Forças Armadas até atingir a Rua Dom Fernando. Virar à direita, cruzar a rotunda e seguir pela Rua Luís de Camões até ao ponto de partida.

Este percurso integra a rede Transalentejo, sobre a qual poderá saber mais aqui: