O combate ao desemprego é hoje um dos maiores desafios da sociedade atual. À autarquia cabe a missão de criar condições à empregabilidade, munindo o território das melhores infraestruturas possíveis, atraindo investimento privado gerador de riqueza e desenvolvendo políticas atrativas à fixação de empresas. Ora, neste âmbito, o empreendedorismo é hoje uma ferramenta que pode ser vista como uma alternativa ao emprego por conta de outrem. Então, como poderá o município promover e incentivar o empreendedor local? Através da criação de equipamentos que possam contribuir para a promoção e desenvolvimento do empreendedorismo local, motivando e apoiando aqueles que, tendo alguma perspetiva de negócio em mente, possam sentir apoio e avançar para a concretização da mesma. É uma forma de criação do seu próprio posto de trabalho, criação de novas empresas com potencial de desenvolvimento e de geração de riqueza futura e consequente diminuição do desemprego.

A criação de um gabinete de apoio ao empreendedorismo nas instalações do edifício da antiga biblioteca municipal de Ponte de Sor, localizado na Praça da Republica em Ponte de Sor deu origem ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial de Ponte de Sor (CADEPS).

O CADEPS funciona em 2 vertentes:

— A primeira vertente, passa pela cedência de um espaço físico a baixo custo e também algum equipamento de escritório, que permita ao empreendedor lançar-se no mercado e desta forma averiguar se a aceitação e crescimento do seu negócio corresponde ao esperado. A cedência do espaço físico, para funcionamento da empresa, será sempre realizada com o consentimento das entidades parceiras, depois de efetuada uma avaliação do negócio a implementar à luz do regulamento a instituir. O limite temporal de usufruto do espaço físico irá também ser determinado pelo cumprimento do Regulamento de Utilização criado para o efeito, sendo este um espaço de lançamento e não de permanência. Será cobrado ao interessado, durante a sua permanência, uma taxa, que servirá apenas para fazer face aos custos de manutenção do espaço, sendo o mesmo calculado consoante a área por metro quadrado ocupada.

— A segunda vertente englobará um conjunto de serviços a prestar ao empreendedor/empresário, pela Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, no que respeita ao acompanhamento no lançamento e desenvolvimento da sua ideia de negócio. Este conjunto de serviços poderá ser requerido por todas as entidades que a estes necessitem de recorrer, tendo como principais destinatários empresas/empreendedores que tenham como objetivo registar a sua sede fiscal em Ponte de Sor e a partir daqui desenvolver a sua atividade.

A possibilidade de se recorrer num mesmo edifício, aos vários serviços disponibilizados pelo CADEPS e pelas empresas instaladas, permite a criação de sinergias, não só dentro de Centro, mas também entre este e as restantes empresas do concelho, sendo um benefício para todos.

Consulte o regulamento

Consulte as normas