Visitar

Centro de Interpretação José Luís Peixoto Inaugurado em Galveias

Um Centro de Interpretação dedicado à vida e obra do escritor José Luís Peixoto foi inaugurado ontem em Galveias, inserido na rede de turismo literário do Alentejo e Ribatejo, através de uma candidatura ao Turismo de Portugal apresentada pela Junta de Freguesia de Galveias e com o apoio do Município de Ponte de Sor.

A nova infraestrutura pretende homenagear o escritor, natural da freguesia de Galveias, um dos autores de maior destaque da nossa literatura contemporânea, com obra traduzida em mais de 30 idiomas. Merecedor de Vários Prémios, dá ele próprio o nome ao Prémio Literário José Luís Peixoto, promovido pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, desde 2007, fruto de uma ideia do saudoso Professor Luís Laranjeira, cujo propósito é incentivar a criatividade literária entre os jovens e o gosto pela escrita e ainda garantir o acesso livre e próximo à cultura.

O dia de ontem contou, para além da inauguração da nova infraestrutura, com um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Galveense, no recentemente inaugurado espaço multiusos, antigo “Mercado de Galveias”, acompanhado pela leitura de excertos das suas obras pelo próprio escritor.

Este Centro de Interpretação será com certeza uma mais valia para o nosso território, que se quer cada vez mais dinâmico, mais atrativo e que conta agora, de forma ainda mais expressiva, com José Luís Peixoto como embaixador.