Trabalhos de Saneamento, Drenagem e Abastecimento de Águas em vários locais do concelho de Ponte de Sor

Encontra-se em fase de execução a empreitada que permitirá a criação do sistema público de drenagem de águas residuais em 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗲 𝗕𝗶𝘀𝗽𝗼 𝗙𝘂𝗻𝗱𝗲𝗶𝗿𝗼 e a desativação das fossas séticas individuais que atualmente servem as diversas habitações da povoação. Nesse âmbito prevê-se a implantação de cerca de 5000 metros de tubagem, a execução das respetivas caixas de visita e ramais domiciliários, que conduzirão os efluentes até à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), também em construção.

Em 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗮𝗿𝗴𝗶𝗹, continuam a bom ritmo as operações que permitirão a criação do Reservatório de Água de 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗹ã𝗼 e as respetivas condutas distribuidoras, esta intervenção permitirá a estabilização das oscilações de pressão na rede existente e a futura integração das unidades hoteleiras previstas para essa zona.

Em 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗼 𝗔𝗿𝗰𝗼, encontram-se em fase de finalização os trabalhos de fecho do sistema público de drenagem de águas residuais dessa localidade, que permitiram a integração de duas sub-bacias que ainda não se encontravam ligadas à ETAR e que funcionavam como subsistemas autónomos com fossas séticas coletivas. Paralelamente esta operação irá promover uma melhor utilização da capacidade instalada na ETAR.

Em fase de conclusão, encontra-se também, a intervenção iniciada em novembro de 2021, na 𝗨𝗻𝗶ã𝗼 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗻𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗦𝗼𝗿, 𝗧𝗿𝗮𝗺𝗮𝗴𝗮 𝗲 𝗩𝗮𝗹𝗲 𝗱𝗲 𝗔ç𝗼𝗿, concretamente na Zona Industrial, Rua de Serventias das Avenidas Novas e Rua Craveiro Lopes em Ponte de Sor e nas Ruas Monte dos Carvalhos / Rua D. Henrique em Água de Todo Ano/ Tramaga que permitiu a substituição de condutas e a criação de redes separativas de drenagem de águas residuais e pluviais nas áreas abrangidas e consequentemente melhorar o funcionamento do sistema na União de Freguesias.

Estes investimentos têm um valor aproximado de um milhão e setecentos mil euros e são promovidos pela empresa intermunicipal Á𝘨𝘶𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘈𝘭𝘵𝘰 𝘈𝘭𝘦𝘯𝘵𝘦𝘫𝘰, 𝘌𝘐𝘔.