O Município de Ponte de Sor inaugurou hoje, o Espaço i e a sede da Empresa Intermunicipal de Águas do Alto Alentejo. Foi também assinado um acordo de parceria para a formação em novas tecnologias com a NOS e que vai dotar a cidade de mais uma zona de livre acesso à internet de última geração. O Espaço i situa-se no 1.º andar do novo Mercado Municipal.

O piso de cima do edifício reabilitado do Mercado Municipal, cuja entrada é independente, foi idealizado para ser ocupado por empresas. O seu nome nasce da intenção de associar o “E”, de espaço, empreendedorismo ao “i” de inovação, de imaginação, de internet e de integração de diferentes empresas no tecido da cidade e no comércio local, em claro diálogo com a dinâmica que se gera em todo o edifício.

O Espaço i é constituído por gabinetes que são disponibilizados a empresas por via de concurso público. Tem também salas de reunião e espaço destinado a regime de coworking.

Um dos ocupantes do polo será a operadora de telecomunicações NOS que, por via de um acordo de parceria, fornecerá um serviço de telecomunicações 5G de elevado desempenho com uma solução wi-fi capaz de servir todo o edifício e zonas exteriores envolventes.

A sede da nova Empresa Intermunicipal das Águas do Alto Alentejo, participada por dez dos 15 municípios de Portalegre foi também inaugurada neste dia importante para a dinâmica económica do concelho.

A parceria, que envolve também o Instituto Politécnico de Portalegre, inclui também a capacitação e formação de profissionais de novas tecnologias. O dia da inauguração foi também preenchido com o acordo de parceria entre a autarquia, a NOS e o Instituto Politécnico de Portalegre.

Espaço i foi hoje inaugurado