Contratualização do Apoio Governamental às Intempéries de Dezembro e Janeiro

Foi assinalada sexta-feira, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em Portalegre, a contratualização do apoio do Governo de Portugal, na ordem de 7,2 milhões de euros, aos Municípios do Alto Alentejo assolados pelas intempéries de dezembro e janeiro, nos quais se inclui Ponte de Sor.

Dada a dimensão dos danos que os vários concelhos acumularam prejuízos, em equipamentos e infraestruturas municipais, num valor total de 12,5 milhões de euros, o Governo comparticipou em 60 por cento do valor total dos estragos, o máximo que a lei prevê para estas ocorrências.

Com este apoio de aproximadamente 826 mil euros, o Município de Ponte de Sor irá intervir no arranjo de vários caminhos municipais e de seis pontões pelo concelho, a substituição de equipamentos na Zona Ribeirinha, o arranjo da cobertura do Teatro Cinema de Ponte de Sor, bem como outras situações que foram assoladas pelas intempéries.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, do Subdiretor Geral da DGAL, Luís Antunes e do Presidente do Município de Ponte de Sor, Hugo Hilário, para além dos vários Presidentes de Câmara do Alto Alentejo.

Quanto a este tema, relativamente a 𝗙𝗼𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝗼𝗰𝗵𝗼, 𝗳𝗼𝗶 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝗱𝗮, 𝗻𝗼 𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟮 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, 𝗲𝗺 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗼𝘀, 𝗮 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗙𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗮𝗹 𝗲 𝗮 𝗔𝗴ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮 𝗱𝗼 𝗔𝗺𝗯𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗿𝗲𝗺 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗲𝘀𝗮 𝗻𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝘅𝘁𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗱𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗼𝗿 𝗰𝗵𝗲𝗶𝗮𝘀 𝗲 𝗶𝗻𝘂𝗻𝗱𝗮çõ𝗲𝘀 𝗻𝗼𝘀 𝗺𝗲𝘀𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘇𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟮 𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟯. 𝗜𝘀𝘁𝗼 𝘀𝗶𝗴𝗻𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗾𝘂𝗲, 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲, 𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰í𝗽𝗶𝗼 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗿á 𝗹𝗲𝗴𝗶𝘁𝗶𝗺𝗮𝗱𝗼 𝗮 𝗮𝘃𝗮𝗻ç𝗮𝗿 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗿𝗲𝗾𝘂𝗮𝗹𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 𝗮 𝗙𝗼𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝗼𝗰𝗵𝗼, 𝗰𝘂𝗷𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗲 𝗽𝗿𝗲𝗽𝗮𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗹𝗮𝗻ç𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗵á 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗲𝘀𝘁á 𝗮𝘀𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰í𝗽𝗶𝗼. Adicionalmente, serão também reabilitados os taludes e as comportas na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor. Estas obras, em conjunto, tem um custo estimado de 2 milhões de euros.

Compreendendo os constrangimentos causados por esta situação, asseguramos, tal como até aqui, que tudo faremos para solucionar em definitivo esta questão.