CanSat 2023 vai contar com uma equipa da Escola Secundária de Ponte de Sor

Ponte de Sor vai voltar a receber mais uma edição do 𝗖𝗮𝗻𝗦𝗮𝘁 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA), que desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um microssatélite – 𝗖𝗮𝗻𝗦𝗮𝘁. Os sistemas de base – antena, bateria e sensores – terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.

Nesta 10ª edição, a realizar de 26 a 30 de abril, a grande novidade é a participação da equipa CanSor’23, constituída por alunos da Escola Secundária de Ponte de Sor, tendo sido uma das 15 escolhidas para participar.

A equipa pontessorense apresentou um projeto inovador no que diz respeito à interação entre a tecnologia e o meio ambiente, o que acabou por consagrá-la como uma das melhores 15 equipas de Portugal. O objetivo da missão é a avaliação do montado Norte Alentejano através de machine learning, tendo na sua génese a identidade do território e a representatividade que o mesmo tem perante a comunidade local. O projeto tem como mote contribuir para a preservação e continuidade do montado com a sua paisagem tão caraterística e a peculiar biodiversidade que lhe está associada. Parabéns a todos!