O Avô e os Netos Falam de Geologia

cartaz-galopimNo sábado, dia 23 de setembro, a Biblioteca Municipal de Ponte de Sor recebe o Professor Galopim de Carvalho,
prestando homenagem a esta personalidade proeminente no panorama científico nacional e internacional.

Alentejano, nascido em Évora em 1931, Galopim de Carvalho é Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,
embora tenha lecionado e orientado mestrados e doutoramentos, em diversas disciplinas e instituições de ensino universitário.
Grande defensor do património cultural e científico, distinguiu-se como investigador, diretor de museus, autor de dezenas de livros e de centenas de artigos científicos;
foi responsável por várias exposições e consultor científico da RTP para as séries televisivas de divulgação científica na área das Ciências da Terra;
foi membro da Comissão Nacional da UNESCO. Ao longo de décadas de uma vida muito ativa,
tornou-se um símbolo para as novas gerações de uma militância generosa na defesa e valorização de Geologia, incluindo a Paleontologia,
do património geológico e da profissão de geólogo; criou o Museu do Quartzo e continua um trabalho incansável de divulgação científica,
em encontros e debates, nas escolas, nas bibliotecas e nos meios de comunicação.
Toda esta atividade granjeou-lhe a fama de que hoje goza, sendo uma das mais conhecidas figuras nacionais do mundo da Ciência.
É, por isso, patrono de várias escolas, membro de distintas organizações e foi já distinguido com diversos títulos de mérito.
Apesar da sua idade (86 anos), o Prof. Galopim de Carvalho não para. Acabou de lançar mais um livro de divulgação científica,
que servirá de mote à conversa, e que o próprio descreve como:

«Embora o título sugira uma obra destinada a juvenis, "O AVÔ E OS NETOS FALAM DE GEOLOGIA", [Âncora Editora] escrito em estilo de diálogo, foi concebido a pensar nos Professores que ensinam Geologia nas nossas Escolas, nos seus alunos e, ainda, na generalidade dos leitores interessados em descobrir a maravilhosa história do nosso Planeta. (...) Sem perda de rigor científico, criei e aprendi a usar o discurso pedagógico mais adequado a cada um destes níveis. E é esse discurso que coloco aqui à disposição dos leitores. É minha convicção e sempre o afirmei, falando ou escrevendo, que o professor tem de saber muito mais do que o estampado, tantas vezes acriticamente, no "livro adoptado". Tem de ter um complemento cultural sobre as matérias do programa oficial. (...)» Galopim de Carvalho, 2017.

cartaz-galopim

Dom. Out. 22 | 15:00 horas -