Foros de Arrão

RETALHOS DA SUA HISTÓRIA:
 
A freguesia de Foros do Arrão foi criada por decreto-lei, a 31 de Dezembro de 1984, pois que até então pertencia à freguesia de Montargil. Os Foros de Arrão pertence ao concelho de Ponte de Sor, com 83,71 km² de área e 1 037 habitantes.
Ao que tudo indica a sua origem remonta a 1912 e ao lugar conhecido pelo nome de Herdade do Arrão. O seu proprietário, Pedro Aleixó Falcão, decidiu aforar a herdade, isto é, dividiu-a em talhões e doou-os a várias famílias. Deste modo, o nome “Foros do Arrão” provém dessa divisão da Herdade do Arrão em foros.
Os primeiros foreiros, vindos principalmente da Chamusca, Mação e Abrantes alimentavam-se quase exclusivamente de caça brava devido à abundância da mesma e à ausência de terras cultivadas.
Digno de registo na história desta aldeia é, também, a  construção nos anos  de 1932-1933 de um moinho de vento que actualmente se encontra em  ruínas. A existência de um moinho a vento deve-se ao facto  de  não  haver cursos de água  que pudessem  mover as  pedras para a  moagem do grão, milho, trigo... A sua actividade parou devido à falta de vento causada pela plantação de pinhais nas suas proximidades.
A freguesia é composta pelos seguintes lugares: Valão, Noitinhas Novas, Pernancha de Cima, Quinta, Pernancha do Meio, Pernanchinha, Pernancha de Baixo, Passada, Arrão de Cima, Santa Maria, Arrão de Baixo, Formosinha, Antas, Fazenda, Mosqueira e Ferro de Vacas.
 
PATRIMÓNIO CULTURAL:
O património cultural desta freguesia é singelo. Contudo, à que destacar a Capela de Santa Bárbara e um moinho de vento que se encontra em ruínas.
 
ORAGO: Nª. Sr.ª da Paz.
 
POPULAÇÂO: 1.039 habitantes

ACTIVIDADES ECONÓMICAS:
 Silvicultura, Agricultura e pequeno comércio.
 
FESTIVIDADES:
Festejos Populares de Verão em honra da Nossa Sr.ª da Paz.
 
FEIRAS:
Mercado mensal  - 3º Domingo de cada mês.
 
ARTESANATO:
Trabalhos em têxtil, madeiras, metais e telas.
 
GASTRONOMIA:
Lebre com feijão branco, ensopado de borrego, enchidos, tubras com ovos, migas de espargos, cogumelos, guisados com  carne de alguidar, achigã assado na brasa, produtos de caça e serrabulho.

  • bannerjlp.jpg

  • banner.jpg

  • recenseamento_eleitoral11.jpg

  • legislativa.gif


  • logo.gif

  • servico.jpg

  • obras_municipais.gif

  • geoportal_psor25060.jpg

  • actas.jpg

  • vortalgov.jpg

  • 298_70.gif



  • este_fim_de_semana.gif

  • biblioteca.gif


  • visto.gif

  • cinema2.gif

     


  • fotos.gif

  • carta.gif


  • desporto2.gif

  • pdm.gif

  • barner_escola_de_musica_1.jpg

  • coral_banner.jpg

  • clube2.gif

  • geps.gif

  • sugestoes.gif